sábado, dezembro 7, 2024
More
    HomeCotidiano‘Maria Stuarda’ conquista o público no 22º Festival Amazonas de Ópera

    ‘Maria Stuarda’ conquista o público no 22º Festival Amazonas de Ópera

    Publicado em

    spot_img

    A história de “Maria Stuarda” – rainha da Escócia que é obrigada a se refugiar na Inglaterra e acaba se tornando prisioneira de sua prima, a rainha Elizabeth – conquistou o público que lotou o Teatro Amazonas, no último domingo (5/5), para assistir à estreia nacional da ópera de Gaetano Donizetti.

    O espetáculo faz parte da programação do 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO), em Manaus, e volta a ser apresentado na próxima sexta-feira (10/5), às 20h, e no domingo (12/5), às 19h, no Teatro Amazonas.

    O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio master do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura. A abertura foi no dia 26 de abril, e o evento segue com apresentações de ópera, recitais e concertos até 30 de maio.

    A história de “Maria Stuarda” se passa na Inglaterra de 1587. Presa a mando de Elizabeth (Tatiana Carlos), Maria (Cristina Giannelli) conta com a ajuda de Roberto (Paulo Mandarino), conde de Leicester, para tentar se salvar. Mas Elizabeth é apaixonada por Roberto e ele, por sua vez, ama Maria, o que aumenta a rivalidade entre as duas monarcas.

    Na esperança de ver a amada em liberdade, Roberto convence Maria a pedir perdão a Elizabeth. No encontro entre as rainhas – que nunca aconteceu na história real – Maria chega a se humilhar ao implorar o perdão de Elizabeth. Frente à hostilidade da regente, Maria a chama de filha impura de (Ana) Bolena e meretriz indigna, despertando a ira de Elizabeth, que declara a sua sentença de morte.

    Foto: Michael Dantas/SEC

    Para ambientar a batalha entre as rainhas, toda a cênica se passa sobre um enorme tabuleiro de xadrez, onde, assim como no jogo, cada movimento gera uma consequência.

    O elenco conta ainda com a soprano Dhijana Nobre, que vive Anna Kennedy, dama de companhia e amiga de Maria; o barítono Fred Oliveira, como o Lord Cecil, que aconselha a rainha a executar sua prima; e o baixo Pepes do Valle, como conde Talbot, um dos que esperam que Elizabeth perdoe Maria.

    Com três horas de duração, “Maria Stuarda” é apresentada pela Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas e Núcleo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, com direção musical e regência do maestro Marcelo de Jesus.

    Sobre o 22º FAO 

    Em 2019, o FAO celebra o centenário de nascimento de Claudio Santoro com a apresentação da ópera “Alma”, do compositor e maestro amazonense. Também estão na programação “Ernani”, de Giuseppe Verdi; “Maria Stuarda”, de Gaetano Donizetti; “Tosca”, de Giacomo Puccini; e “Mater Dolorosa”, baseada na cantata “Stabat Mater Dolorosa”, de Giovanni Pergolesi.

    Os ingressos para o FAO 2019 estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas), com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60.

    A programação do festival abrange ainda o Recital Bradesco, com canções compostas por Claudio Santoro; o projeto “Ópera Mirim”; o encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, voltado para apresentar dados e casos de sucesso sobre a Indústria da Ópera na América Latina; o concerto do Dia das Mães; e Mulheres da Ópera.

     

    Últimos Artigos

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...

    Saiba quais alimentos têm sódio em excesso identificados pela Anvisa

    Um relatório divulgado pela Anvisa revelou que 28% dos produtos industrializados monitorados entre 2020...

    Mais artigos como este

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...