Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgados nesta sexta-feira (22) apontam que 71,24% das denúncias recebidas em janeiro deste ano pelo 181, disque-denúncia da Secretaria, foram referentes ao tráfico de entorpecentes.
No primeiro mês deste ano, foram recebidas 873 denúncias, das quais 622 foram referentes ao tráfico de entorpecentes. O dado é semelhante ao do início do ano passado, quando foram recebidas 879 ligações da população. No ano inteiro de 2018, foram quase 11 mil denúncias.
Das 873 denúncias de janeiro, 644 foram recebidas de moradores de três zonas da capital amazonense, sendo 271 da zona norte, 245 da zona leste e 128 da zona sul.
Crimes com maior número de denúncias
- Tráfico de drogas
- Roubos e furtos
- Localização de foragidos
O segundo maior número de denúncias recebidas via 181, neste ano, foi referente a roubos e furtos. No mês de janeiro, foram recebidas 60 denúncias deste tipo de crime, um aumento de 5,2% se comparadas com as 57 denúncias recebidas no mesmo período do ano passado.
Foram registradas, ainda, 42 denúncias da localização de possíveis foragidos do sistema prisional do Amazonas, além de 36 ligações solicitando policiamento em áreas com elevado índice de criminalidade.
Foram registradas, ainda, denúncias referentes a homicídios, maus tratos de idosos, violência doméstica e ou familiar, corrupção ou maus tratos de menores, formação de quadrilha e estelionato.