domingo, julho 21, 2024
More
    HomeCotidianoTeatro Amazonas recebe concerto em homenagem ao tenor Pedro Amorim

    Teatro Amazonas recebe concerto em homenagem ao tenor Pedro Amorim

    Publicado em

    spot_img

    Em homenagem à memória de Pedro Amorim, tenor amazonense que morreu em janeiro deste ano, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA) e solistas do Coral do Amazonas realizam um concerto especial, nesta quinta-feira (14/2), às 20h, no Teatro Amazonas. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), terá entrada gratuita.

    O repertório terá 17 canções de Amorim, com arranjos escritos especialmente para a OCA e conta com a interpretação de solistas do Coral do Amazonas. A regência é do maestro Marcelo de Jesus.

    “O Pedro Amorim foi um dos grandes alicerces da cultura amazonense. Eu conheci a obra dele quando estudava sobre o repertório de Manaus e o conheci pessoalmente assim que cheguei a Manaus. Ele era respeitado e amado por todos. Quando soubemos do falecimento, imediatamente começamos a organizar este concerto, como uma obrigação moral com a memória deste artista”, declarou.

    Os arranjos de algumas canções de Pedro Amorim foram feitos especialmente para a OCA pelo compositor João Guilherme Ripper. “Por muito tempo, o Ripper fez os arranjos das canções dele, mas neste concerto também temos arranjos de Paulo Marinho Cláudio Abrante, Adalberto Holanda, e maestros Carlos Rocha, Sandino Honagen, Moisés Rodrigues e Nivaldo Santiago”, destaca Marcelo de Jesus.

    Repertório – À frente do concerto junto com maestro Marcelo de Jesus, o barítono Josenor Rocha, um dos amigos mais próximos de Amorim, explica que o repertório terá uma parte romântica e outra mitológica.

    Alguns solistas do Coral do Amazonas foram convidados para interpretar as canções, são eles: Dhijana Nobre (soprano), Carol Martins (soprano), Elane Monteiro (soprano), Yana Stravangazzi (mezzo-soprano), Raquel de Queiroz (mezzo-soprano), Carlos Alberto (tenor) e Roberto Paulo (baixo).

    A primeira música, “Ave Maria”, será interpretada pelo barítono. Nesta primeira parte romântica, fazem parte do repertório canções como “Ternura”, “Pranto do Mar”, “Perfume”, “Noite Seresteira”, entre outras.

    “Todo compositor que se preze tem uma música que homenageia a mãe de Deus”, diz Rocha. “Eu iniciarei com esta canção que chegou a ganhar uma versão em italiano pelos freis Fulgêncio Monacelli e Mario Collarini e foi, de fato, apresentada na Itália. Ele ficou muito feliz quando soube dessa versão, porém, não chegou a ouvi-la. Esta primeira parte também fala sobre o amor de Pedro pela nossa terra”, ressalta o barítono.

    A segunda parte celebra as canções de Pedro Amorim que exaltam as lendas e personagens mitológicos da região. Serão apresentadas obras como “A Yara”, “Boiúna”, “Muiraquitã”, “Encantamento” e outras. Ao final, os solistas se juntam para cantar em coro as canções “Cabocla do Tarumã” e “Evocação a Manaus”.

    “Vamos encerrar com estas duas obras cantadas em coro para celebrar o grande artista que foi Pedro Amorim. Este concerto, além de celebrar a memória de Pedro, também valoriza a música regional e o trabalho de tantos artistas que acabam deixando a capital por não serem lembrados pelo nosso povo. O público pode esperar um concerto que vai fazer lembrar uma infância esquecida por conta da televisão e aplicativos, vão reviver histórias que seus avós contavam e viajar pelas águas do Rio Amazonas. Isso é o que o Pedro Amorim faz conosco”, pontua Josenor Rocha.

    Data/ hora: 14 de fevereiro, quinta-feira, às 20h

    Local: Teatro Amazonas (Av. Eduardo Ribeiro, Centro)

    Entrada: Gratuita

    Últimos Artigos

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...

    Saiba quais alimentos têm sódio em excesso identificados pela Anvisa

    Um relatório divulgado pela Anvisa revelou que 28% dos produtos industrializados monitorados entre 2020...

    Mais artigos como este

    Nível dos rios do AM é “preocupante”, diz Defesa Civil

    Em informativo à população compartilhado nesta semana, a Defesa Civil Estadual do Amazonas (DC-AM)...

    AM perde liderança no Norte na produção de ovos

    Com a produção de 520.956 ovos de galinha em 2023, o Amazonas perdeu a...

    Em dois meses, 17 pessoas morreram atropeladas em Manaus

    De janeiro a fevereiro de 2024, 17 pessoas morreram em atropelamentos em Manaus. O...